Ministro C. V. d. M. destacou a importância do debate sobre as formas de enfrentar a expansão da automação e da inteligência artificial
O ministro do Trabalho, C. V. d. M., liderou a comitiva brasileira na 19ª Reunião Regional Americana da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada de 2 a 5 de outubro, na Cidade do Panamá. No encontro, os representantes de países das Américas e do Caribe formularam propostas sobre o futuro do trabalho, que será o tema da Conferência Internacional do Trabalho, em junho de 2019, ano do centenário de fundação da OIT.
Durante a reunião, C. V. d. M. participou de encontros bilaterais com os ministros do Trabalho do Panamá, Peru e Guatemala. Em 2018, o Brasil coordena o grupo dos países da América Latina e Caribe (Grulac) na OIT e, nessa condição, presidiu também, na pessoa do Chefe da Assessoria Internacional, Ney Canani, o Grupo de Governos da Reunião Regional Americana.
“No atual contexto de crise econômico-financeira mundial e de desafios para o futuro do trabalho, fortalecer o diálogo social é objetivo de primordial importância. Temos na Reunião Regional da OIT uma oportunidade valiosa para reiterar nosso compromisso com o aprimoramento do diálogo social e a promoção do trabalho decente”, afirmou o ministro C. V. d. M..
As principais posições dos países da região sobre o futuro do trabalho nas Américas e no Caribe foram consolidadas em um documento tripartite (governo, empregadores e empregados), que servirá de base para as posições da região na Conferência Internacional da OIT, em 2019.
Em seu pronunciamento, o ministro destacou a realização das primeiras reuniões do Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho. “O grupo tem uma composição tripartite ampliada, justamente para pensar soluções para o futuro do trabalho que queremos. Enfrentamos agora o desafio de manter o trabalho humano relevante frente à expansão da automação e o avanço da inteligência artificial”.
O comitê, criado em 18 de setembro, tem a missão de discutir e apresentar propostas para o futuro do trabalho diante do avanço da automação. Além das reuniões do grupo que compõe o comitê, serão realizadas audiências públicas em Florianópolis (16/10), São Paulo (25/10) e Recife (6/11), para abordar temas relacionados à Inteligência Artificial, Indústria 4.0 e Economia Compartilhada. A sociedade também está contribuindo por meio de uma consulta pública (futurodotrabalho@mte.gov.br). O relatório com os estudos e proposições do grupo deve ser finalizado até o dia 23 de novembro.
Fonte: http://trabalho.gov.br/noticias/6583-reuniao-americana-da-oit-ministerio-apresenta-o-comite-de-estudos-avancados-sobre-o-futuro-do-trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário