Depois de dois meses de tropeço, quando houve fechamento de vagas, Joinville conseguiu se recuperar e criou 507 empregos no mês passado, conforme balanço divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho. Na soma entre janeiro e julho, o acumulado chega a 5,6 mil vagas no ano, o melhor resultado nos últimos quatro anos para o período. Com o resultado de julho, Joinville recuperou 11,1 mil vagas desde a retomada das contratações, em janeiro do ano passado. Apesar do bom resultado desde o início de 2017, a cidade se encaminha para o final do ano sem ainda ter recuperado o espaço perdido entre 2015 e 2016, quando foram eliminadas 13,3 mil vagas na cidade, em inédito momento de corte do emprego desde série histórica iniciada em 2002.
Em 2018, o setor de serviços vem liderando com folga a criação de empregos em Joinville. O segmento que tomou da indústria o posto de maior empregador do município em 2015, abriu 3,5 mil empregos até julho. Na soma de todos os meses de 2018, a indústria criou 2.074 vagas em Joinville, um bom desempenho. Só que em julho, o setor fechou 256 postos de trabalho.
Balanço em São Francisco do Sul
No acumulado do ano, São Francisco do Sul perdeu 25 empregos com carteira assinada, ainda que em julho tenham surgido 80 novas vagas – também houve recuperação em junho.
O trecho que ficou para depois na Santos Dumont
Um trecho da avenida Santos Dumont não ganhou novas calçadas porque há a previsão de a Águas de Joinville instalar nova rede de água naquele ponto. Depois da obra, programada para o ano que vem pela companhia, os passeios vão ganhar cobertura – se já tivesse sido feita, teria de ser quebrada. Os espaços, como mostra a imagem, são também de compartilhamento com os ciclistas.
Contorno
No alerta da Fiesc feito ontem sobre a BR-101, com risco de colapso em dez anos se novos investimentos não forem feitos, com ampliação da capacidade além do previsto no contrato de concessão, com obras extras, foi citado o trecho entre Itajaí e Florianópolis. Mas a entidade também incluiu como uma das prioridades nas cobranças em relação à rodovia federal a construção do contorno de Joinville.
Sem previsão
A Prefeitura de Joinville também vem defendendo a construção, com traçado mais ao Oeste. O atual trajeto seria deixado para o tráfego urbano, isto é, dentro do município. Há estudos preliminares, mas não foi montado cronograma. Até porque tal obra não está prevista no contrato de concessão da estrada.
Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/saavedra/julho-tem-reacao-na-criacao-do-emprego-em-joinville
Nenhum comentário:
Postar um comentário