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sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Lojas são flagradas oferecendo descontos falsos a clientes na Black Friday em Florianópolis

Consumidores devem ficar atentos aos preços para evitar fraudes, orienta o Procon da capital.

Nesta sexta-feira (24) muitos consumidores devem aproveitar para garantir os presentes de Natal por causa da Black Friday. Isso por causa das promessas de corte nos preços que, em alguns casos, passa dos 70%.
Entretanto, alguns lojistas estão aproveitando a data para tentar enganar os clientes, como mostrou o Jornal do Almoço. Uma equipe de reportagem esteve no Centro de Florianópolis nesta sexta e flagrou algumas armadilhas.
Uma delas foi numa loja de eletroeletrônicos. Nela, no início da semana, um ar-condicionado custava R$ 1.499. Nesta sexta, o produto está anunciado com esse mesmo preço, mas como se estivesse em promoção. Segundo o cartaz, antes o preço era R$ 1.899, o que não é verdade.
A mesma pegadinha ocorreu com outros itens, como uma fritadeira de alimentos. O preço da “promoção” é o mesmo que estava no início da semana: R$ 299. Mas, nesta Black Friday, a loja disse que o valor anterior era R$ 499.
O consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon, que está fiscalizando o comércio nesta sexta. O órgão fez ainda uma pesquisa há um mês com os preços de diversos produtos para que o consumidor possa comparar com os valores anunciados nesta sexta. A lista pode ser conferida aqui.

Confira abaixo as 10 dicas do Procon para esta Black Friday:

  • Faça uma lista dos produtos que quer comprar e estipule um limite de gasto, para não estourar o orçamento.
  • Acompanhe os preços dos produtos e serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim, será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos.
  • Verifique se o site é brasileiro. Cuidado com os que são ".com". Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos, nem sempre informados ostensivamente (procure informações sobre o site na aba "Quem somos/sobre nós"). Além disso, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil.
  • Esteja atento, porque há sites conhecidos que estampam ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto.
  • É importante verificar a reputação do fornecedor.
  • O consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se a compra for feita a distância (por internet ou telefone).
  • Verifique antecipadamente a política de troca da empresa.
  • Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais.
  • Consulte sempre a página oficial da loja.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/lojas-sao-flagradas-oferecendo-descontos-falsos-a-clientes-na-black-friday-em-florianopolis.ghtml

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